Como responsável por uma pequena empresa, você está constantemente à procura de novas maneiras de atrair e reter clientes. Mas, para isso acontecer é preciso, antes de mais nada, de um serviço de qualidade. Óbvio. Caso contrário, esse ciclo – atrair e reter – se quebra. Então se você ainda não confia o suficiente no seu serviço/produto nem pense em investir em estratégias de atração de cliente. Foque em satisfazer aqueles poucos que ainda restam!
Mas, se você confia em seu potencial e sabe que pode atender em maior demanda, aqui estão algumas dicas que irão te auxiliar:
- 1. OBJETIVO DO MARKETING
Antes de mais nada defina a decisão física que você quer que seu cliente em potencial tome, como clicar num site, visitar a sua loja, recortar um cupom, ligar para um número, fazer test drive...
- 2. COMO VOCÊ VAI ATINGIR ESSE OBJETIVO
Sua vantagem competitiva e seus benefícios.
- 3. SEU MERCADO(S)-ALVO(S)
Pra quem você quer vender ou falar. Quem são eles: características desejos, onde estão, hábitos…
- 4. AS ARMAS DE MARKETING QUE VOCÊ IRÁ USAR
Olha para o seu mercado-alvo. Agora pense onde (rua, ponto de ônibus, trabalho) e quando (almoço, lanche, antes do trabalho, em casa, no carro) você poderia falar com eles. Agora junte tudo e pense como atingi-los!
- 5. SEU NICHO, SUA POSIÇÃO E O QUE VOCÊ REPRESENTA
Quando este cliente visualiza o seu negócio, o que ele deve pensar? Que você tem preço bom? Entende do assunto mais que ninguém? É honesto?
- 6. A IDENTIDADE DO SEU NEGÓCIO
Como direcionar o marketing, se você não está focado em sua identidade?
- 7. SEU ORÇAMENTO
Que deve ser expresso como um percentual de receita bruta ou apenas o budget (quantia de dinheiro disponível) para um determinado tempo.
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